quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Retratos



Exercicio "rápido" de retrato. Sobre esse lance de pegar uma foto, olhar e querer deixar igualzinho a foto, nos minimos detalhes.
Nem sempre alcançamos o patamar fotográfico, mas se formos pensar em desenho, de que adianta fazer uma nova fotografia gastando tempo, grafite em coisas que uma câmera fotográfica qualquer faz e expressa muito bem dependendo do fotográfo?
Acho que no aspecto técnico da representação, de tons, volume, equilibrio composição, proporção e uma infinidade de elementos é extremamente válido, tanto que é importante se passar esta lição a todos que querem aprender desenho num primeiro momento.
As vezes eu mesmo pego uma foto para estudar, foco em fazer o mais real possível para pegar algo que não havia pegado antes. Sempre buscando evoluir.
Porém, acredito que antes de tudo devemos "escutar" o nosso traço, permitir que ele se expresse e se desenvolva no caminho que focamos. É isso que faz o nosso diferencial, a "nossa assinatura"...mas bem, quanto a isso, é outra reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário